Release


Amilton Lima é conhecido pelo estilo fandangueiro, pelo seu timbre marcante, pelo carisma e pela forte presença de palco quando exerce seu maior dom: cantar a autêntica música gaúcha. Iniciou a carreira artística no grupo Vozes do Vento onde permaneceu como vocalista durante sete anos. Depois integrou o Grupo Campeirismo, de João Luiz Correa e, posteriormente, o grupo Criado em Galpão. Sua participação nestes conjuntos ficou registrada em seis discos e um DVD e, claro, nas centenas de bailes que animou Brasil a fora.

Desde 2007, Amilton esteve afastado dos palcos para se dedicar à direção e edição do Programa Coisas do Sul (SBT/RS) e programa Volmir Martins (Band/RS). Agora ele retoma a carreira e inaugura uma nova fase em sua trajetória artística - passando a atuar em carreira solo - com a gravação do CD Estampa Caudilha (ACIT).

O disco é um fiel retrato de sua identificação com a música de raiz marcada por letras e ritmos fortes. O repertório apresenta 14 faixas, sendo algumas delas regravações, como é o caso de Estampa CaudilhaSe o Rio Grande me PrecisaNas Patas do meu Cavalo Balseiros do Rio Uruguai, um clássico da música regional que recebe um novo arranjo, assinado pelo guitarrista brasileiro radicado na Alemanha Pedro Tagliani. Entre as inéditas, destacam-se Tropilha GavionaEstrelas de Aço (participação especial de César Oliveira e Rogério Melo), Meu Sombreiro, Cruz Credo (participação de Elton Saldanha) e A Minha Bandeira (que conta com a participação de Walther Morais).
A qualidade do repertório é atestada pelo talento dos compositores envolvidos, como Edilberto Teixeira, Cristiano Quevedo, Luiz Cláudio, Alex Silveira, Anomar Danúbio Vieira, Érlon Péricles, entre outros.
O CD foi gravado nos estúdios da ACIT por grandes músicos: Juliano Trindade “Bonitinho” foi o responsável pelos violões; Cristiano Teixeira pela bateria; e Anderson Vieira “Lomba” pelo contrabaixo. As gaitas ficaram a cargo de Samuel Costa “Negrinho”, Volmir Dutra e por Luciano Maia, que também assinou a produção musical. O projeto gráfico é de Célio Oliveira, da De Fronteira Produções Artísticas.
O esmero na produção de Estampa Caudilha revela a preocupação que Amilton tem em valorizar as suas referências e ser fidedigno ao legado deixado por outros grandes artistas que delinearam a cultura regional, mas ao mesmo tempo acrescentar uma pitada de atualidade e de seu estilo pessoal, buscando conquistar o apreciador da música gaúcha pela qualidade e autenticidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário